terça-feira, 26 de abril de 2011

Porque fechar os olhos pros idosos?


Hoje estava trabalhando normalmente como todos os outros dias, (trabalho no agendamento de exames de um hospital). Era 12:45, meus ultimos 15 minutos de trabalho, quando uma senhorinha chegou, nao dei muito assunto pq ja estava quase na minha hra, deixei que minha colega atendesse, comecei a prestar atenção na senhora, ela era tao velhinha e tao sozinha, estava visivelmente doente e sentindo fortes dores, ela segurava a barriga como se quisesse arrancá-la, mal conseguia ficar em pé, fiquei olhando aquela expressão triste dela, ouvindo minha colega lhe explicar que pelo convenio que ela possuía, ela teria que ir ate o hospital certo dia antes das 5 da manhã, para tentar uma vaga para daqui a um mês. A essa altura ela já havia sentado, continuava segurando o abdome como se quisesse arrancar com as mãos a dor que sentia, aquela dor que ela sentia passou para mim, eu doía como ela, eu intervir no atendimento e fiz de tudo para ajudá-la, mais a liberação pelo convenio era impossível mesmo. Consegui uma vaga para ela amanhã porem particular, o exame e caro tadinha ela não parecia ter dinheiro para pagar, e disse pra ela me passar o telefone dela que eu daria um jeito, e eu daria mesmo! Perguntei como ela iria embora, e ela disse em meio gemidos que iria de lotação, que absurdo uma idosa doente e com dores andando em baixo de sol forte para pegar ônibus e ainda por cima sozinha. Como eu já estava no fim do meu turno me ofereci para acompanhá-la ate o ponto de ônibus, e fomos nós duas andando juntas, e eu dei a mao à ela. Especulei sua vida um pouco , perguntei se tinha filhos e com quem morava, ela tem filhos porem todos moram em outras cidade, ela mora com o neto, que deve se um verdadeiro banana por deixar a vó sair de casa naquele estado. Uma hra da tarde,e eu fiquei imaginando os filhos dela almoçando felizes com seus filhos, sem nem saber a situação em que a mãe se encontrava, totalmente abandonada, fiquei pensando o quanto ela lutou para criá-los para depois ser tratada assim com tanto desprezo, aposto que e ela que paga a faculdade de Direito do neto, e aposto mais ainda, aposto que quando ele se formar e estiver advogando para os bandidinhos e ganhando dinheiro, deixará ela sozinha e não dará nem um litro de leite a coitada! Levei-a ate o ponto, e fique a vendo subir no onibus, tão debilitada e ainda com aquela mao na barriga, vim embora pensativa,eu jamais deixaria minha mãe naquela situação, fico pensando como existem pessoas tão repugnantes, que não olham pra essa parte da sociedade e se importam apenas com seus carros do ano e seus encontros de negócios. Deveríamos fazer mais coisas sem pensar se vamos receber alguma beneficio por isso.
Quando cheguei aqui em casa, liguei para a secretaria da medica que faz o exame, pedi a ela um desconto bem bacana e ela consegui quase a metade do preço, liguei para a senhorinha e a avisei e expliquei como ela deveria comparecer amanha no hospital, qual o preparo do exame e qual o procedimento ela deveria seguir. Eu não recebi nada por isso, não ganhei dinheiro mais o MUITO OBRIGADA que ela me disse foi o maior lucro que eu poderia ter!

Gostaria muito de um mundo melhor, onde as pessoas fizessem as coisas pelo simples fato de esta ajudando ao próximo! 

6 comentários:

Confidências disse...

A sociedade em que vivemos hj e mesquinha e egoista, esses velhinhos ja contribuiram mto p chegarmos ate aqui, e como recompensa os deixamos de lado.. Não podemos mudar tudo da noite pro dia, mas pequenos gestos é capaz de nos engrandecer como pessoas bem melhores..
quase chorei quando li, fico imaginando minha mãe ou minha vó numa situação dessas, são pessoas que eu amo tanto e que me ajudaram tanto, que eu jamais as deixaria passar por isso, acho que todos deviam refletir sobre esses velhinhos que tanto nos ajudou e começar a devolver tudo p eles!

ϟ Lυℓℓу Store disse...

O Paulinha, concordo plenamente com voce, que bom que leu o post, gostaria que as pessoas se sensibilizassem mesmo, e começacem a dar meis valor nos idosos!

Regiane Fernandes disse...

Amei sua atitude, sério, no mundo em que vivemos encontramos de tudo menos pessoas solitárias! Eu cuido da minha avó com todas minhas forças faço o meu melhor pra vê-lá sempre contente, queria tanto que as pessoas fossem assim, que são graças a eles que estamos aqui hoje, bonitos, saudáveis e com uma vida ótima, com dinheiro ou não, temos saude e o amor deles que é realmente o que importa!
Beijos, www.regianebarbie.blogspot.com

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Vai saber que tipo de mãe ela foi, né, colega?

Porque depois que estão velhos e abandonados sempre vem aquele papo de: "Lutei tanto para criar meus filhos e agora eles me abadonaram..."

Mas conheço N casos de que a coisa não é bem assim como eles "pintam"... Às vezes foram pais detestáveis que deram, sim, pão e leite, mas nunca deram carinho, amor, afeto, abraço e beijo... Educaram na base da "pancada" ( o que era comum antigamente). Quando não se cria vínculo afetivo com os próprios filhos, a tendência é essa mesmo... Infelizmente... Por mais triste que seja...

Amei sua atitude, achei muito digna, de verdade... Parabéns!!

E ainda acho que vale ressaltar para os da nossa geração: pensem desde já no futuro, sejam pessoas queridas e façam um bom "pé-de-meia" para que não precisem passar por esse tipo de situação na velhice.

Antero de Alda disse...

Essa foto que aparece assinada por Zé Carlos Manzano foi-me usurpada e pode ser vista aqui:
http://www.anterodealda.com/fotografia.htm

Agradeço que remova.